Keyplug de Teste

KEYPLUG INDIVIDUAL

KEYPLUG SEPARATE

KEYPLUG COMPLETO

O KEYPLUG fabricado pela Konecty dentro das mais rígidas normas de segurança do setor elétrico é usualmente utilizado para efetuar conexões dos equipamentos de medição de corrente e tensão em painéis de relés, medidores de energia e outros equipamentos e instrumentos. Desta forma não existe a necessidade de desenergizar os painéis causando a interrupção dos circuitos.

Os plugs ou pentes de teste da Konecty são acessórios da chave de aferição KEY-E que permitem a execução de ensaios e verificações de equipamentos de forma rápida, segura e precisa.

Preparados previamente eles permitem maior flexibilidade e segurança nas operações em equipamentos tanto com o circuito ligado como também em equipamentos separados/isolados (pelo pente de teste) do sistema.

Versatilidade de conexão

A versatilidade do KEYPLUG é conferida através das várias formas de conectar os equipamentos para ensaios. Podem ser usados todos os tamanhos e padrões de plugs “bananas”, conectores anéis, bem como o uso direto do contato por fios através dos furos existentes no corpo dos pinos de conexão.

O KEYPLUG tem 10 variações de posições dos contatos (ver tabela de configurações) que se adaptam as configurações específicas das chaves de aferição cobrindo praticamente toda a gama destes equipamentos.

Recomendações de segurança

Quando usado o KEYPLUG nos circuitos de corrente para fazer medições, as conexões com os equipamentos de teste deverão ser feitas antes da inserção do KEYPLUG na chave de aferição, evitando assim problemas de operação do usuário.
Somente os contatos de corrente devem ser abertos antes do acoplamento do KEYPLUG.

KEYPLUGS para utilização de equipamentos com circuito energizado

São utilizados para ensaios com o circuito “ligado” e com o equipamento ao qual a chave de aferição está energizando em pleno funcionamento.

KEYPLUG INDIVIDUAL


O Plug de teste individual para circuitos permite a medição de valores de corrente sem a necessidade de interromper a alimentação do circuito (desligamento). Pode ser inserida nas posições para teste de corrente das Chaves de Aferição após a abertura da respectiva “chave faca”.

Este plug consiste em duas lâminas construídas em material de alta condutividade elétrica, separadas por uma placa de material isolante. Os equipamentos de medição são conectados ao plug através de conexões multifuncionais que permitem a fixação por terminais tipo “anel”, fios ou ainda conectores de multímetro.

ATENÇÃO:

Por medida de segurança as conexões dos equipamentos de medição ao Plug de Teste Individual deverão ser feitas ANTES da inserção do plug no local.

Modo de utilização

Esse Plug é inserido no bloco de testes tipo embutir KEY-E ou similar na posição de corrente da seguinte forma:

  1. Com o circuito ligado observasse o par de facas correspondes a uma determinada fase a ser testada;
  2. Nesse determinado par de facas de corrente abre-se a faca da direita, olhando de frente, justamente a posição que não faz o curto-circuito do TC;
  3. Com essa faca aberta tem-se acesso aos contatos preparados para receber o Plug de testes. Esses contatos são compostos de duas molas de bronze que mantém o circuito ligado mesmo com a faca aberta; é justamente entre essas molas que é introduzido o KEYPLUG INDIVIDUAL.
  4. O PLUG separa as molas e coloca suas lâminas em série com o circuito ligado do TC, permitindo a conexão rápida e segura do instrumento ligado ao PLUG.
  5. Quando o PLUG é retirado, as molas da chave de aferição voltam a manter contado, mantendo o circuito ligado. Importante destacar que por segurança tanto na introdução quanto na retirada do PLUG as molas de contatos são acionadas antes de completado o movimento, o que impede que o circuito seja aberto em qualquer momento.

Quando o PLUG é introduzido ele abre o circuito do TC, portando é preciso que ele esteja preparado para o fechamento do circuito evitando acidentes.

IMPORTANTE: NUNCA UTILIZE O PLUG SEM QUE O MESMO ESTEJA PREVIAMENTE LIGADO A ALGUM TIPO DE INSTRUMENTO DE TESTES.

KEYPLUG COMPLETO


Este é um acessório destinado ao teste simultâneo em todas as posições do bloco de testes do tipo embutir KEY-E ou similar, ele é configurável, porém deve ser montado de acordo com o modelo específico da chave de aferição que vai ser conectado.

Sua configuração recebe dois tipos de conexão:

É necessário que as conexões junto ao KEYPLUG COMPLETO estejam prontas antes da introdução do pente, sempre é bom lembrar que a segurança é o objetivo maior, portanto, o procedimento deve ser utilizado e sempre por pessoas habilitadas.

Procedimento de teste dos POLOS DE CORRENTE

  1. Com o circuito ligado observasse os pares de facas correspondes as fases de corrente;
  2. Nos polos de corrente abrem-se as facas da direita, olhando de frente, justamente as posições que não fazem o curto-circuito dos TCs;
  3. Com essas facas abertas tem-se acesso aos contatos preparados para receber o Plug de testes. Esses contatos são compostos de duas molas de bronze que mantém o circuito ligado mesmo com a faca aberta; é justamente entre essas molas que é introduzido o KEYPLUG COMPLETO.
  4. O KEYPLUG COMPLETO separa as molas de bronze e coloca suas lâminas em série com os circuitos ligados dos TCs, permitindo a conexão rápida e segura de instrumentos ligados ao KEYPLUG.
  5. Quando o KEYPLUG COMPLETO é retirado, as molas da chave de aferição voltam a manter contado, mantendo o circuito ligado. Importante destacar que por segurança tanto na introdução quanto na retirada do KEYPLUG as molas de contatos são acionadas antes de completado o movimento, o que impede que o circuito seja aberto em qualquer momento.

Quando o KEYPLUG COMPLETO é introduzido ele abre os circuitos dos TCs, portando é preciso que ele esteja preparado antecipadamente (ligado a algum instrumento de teste) para o fechamento do circuito evitando acidentes.

IMPORTANTE: NUNCA UTILIZE O PLUG SEM QUE O MESMO ESTEJA PREVIAMENTE LIGADO A ALGUM TIPO DE INSTRUMENTO DE TESTES.

Polos de tensão

Tensão que é composta de duas molas metálicas montadas tipo “pregador” que, quando introduzida, mantém contato por pressão uma de cada lado da faca de tensão do bloco de testes.

KEYPLUG SEPARATE


KEYPLUG para ensaio de equipamentos em separado/isolado do circuito elétrico.

O KEYPLUG SEPARATE fabricado pela Konecty dentro das mais rígidas normas de segurança do setor elétrico é usualmente utilizado para efetuar conexões dos equipamentos de medição de corrente e tensão em painéis de relés, medidores de energia e outros equipamentos e instrumentos, desta forma não existe a necessidade de desenergizar os painéis causando a interrupção dos circuitos.

Os plugs de teste da Konecty são acessórios da chave de aferição que permitem a execução de ensaios e verificações de equipamentos de forma rápida, segura e precisa.

Versatilidade de conexão

A versatilidade do KEYPLUG é conferida através das várias formas de conectar os equipamentos para ensaios. Podem ser usados todos os tamanhos e padrões de plugs “banana”, conectores anéis, bem como o uso do contato por fios através dos furos existentes no corpo dos pinos de conexão.

O KEYPLUG SEPARATE é utilizado em um único modelo para qualquer estilo ou configuração de chaves KEY-E ou similar, é usado quando se deseja ensaiar o bloco de testes em separado do circuito elétrico.

Ao contrário dos outros pentes de teste de nossa linha este acessório deve ser utilizado com o bloco totalmente aberto, tanto as tensões quanto as correntes (TCs curto-circuitados e tensões abertas).

Esse pente apresenta 10 contatos tipo lâmina que se acoplam a todas as posições possíveis em cada bloco, sempre do lado onde estão os terminais ligados ao equipamento que se quer ensaiar. Além disso, possui uma lamina plástica transversal que faz parte do corpo do KEYPLUG SEPARATE, que ao ser introduzido abre todas as molas de contato nas posições de corrente.

Com sua introdução, o equipamento fica totalmente separado do circuito elétrico. Isso permite que sejam feitos todos os testes e ensaios desejados com rapidez e segurança.

Alertamos que o uso destes equipamentos de teste é totalmente indicado em conjunto com as chaves de aferição KEY-E, pois complementam as mesmas, melhorando sua aplicação e aumentam sua vida útil. Facilitam o trabalho dos técnicos além de aumentar e melhorar substancialmente a segurança dos operadores.