Chave de Aferição Sobrepor Key-S

chave-de-afericao-sobrepor-konectyAs chaves de aferição Konecty foram desenvolvidas de acordo com as mais rígidas normas de segurança do setor elétrico, projetadas para possibilitar segurança total aos operadores e técnicos de manutenção. Sendo o método mais simples, rápido e confiável de efetuar testes, calibrações e monitoramento de equipamentos elétricos, sem que haja a necessidade de desenergizar os sistemas, desta forma, podem-se testar circuitos de potencial e corrente de relés, medidores de energia entre outras aplicações industriais.

Aplicação e funcionamento

As chaves KEY-S permitem que na posição aberta das facas ocorra o isolamento elétrico para ligação, reparo ou monitoramento de equipamentos. Na posição fechada a KEY-S mantém o funcionamento e continuidade dos circuitos elétricos dentro de suas características normais.

Características construtivas

Base

Injetada em material plástico de excelente isolação e resistência mecânica sendo capaz de suportar temperaturas elevadas sem apresentar deformações em sua estrutura.
Pode ser fornecida nas seguintes versões:

  • Base injetada em policarbonato preto ou transparente cristal;
  • Básica com ou sem abas de fixação lateral;
  • Estendida centralizada;
  • Estendida preta para uso com tomada tripolar para ligação de equipamentos similares.

Tampa para proteção em operação

Tampa principal

Injetada em material plástico transparente de alta resistência contra choques mecânicos. A tampa é removível e possui dispositivos de selagem contra fraudes. Projetada de forma a proteger os terminais de ligação e proporcionar mais agilidade ao operador, já vem em versões com abas de proteção estendida, sem aba de proteção e com abas de proteção recortadas para passagem ampla dos condutores. Possui identificação de forma indelével com as informações sobre o fabricante, produto, modelo, ano de fabricação, tensão e corrente.

Conjuntos selecionadores de tensão e corrente

Todos os conjuntos seccionadores são fabricados em latão especial extra duro, com efeito mola e tratamento superficial de proteção dos componentes. Possuem ótima resistência mecânica e condutibilidade elétrica.
Os conjuntos seccionadores de tensão são compostas de chaves faca simples e acionamento independente para os circuitos de potencial. São separados por barreiras isolantes modeladas na base e com altura reforçada a fim de evitar qualquer possibilidade de arcos de tensão.
Os conjuntos seccionados de corrente são compostos pos chaves faca que permitem efetuar o curto-circuito dos secundários dos transformadores de corrente, antes que haja a abertura total das facas. Juntamente com estas seccionadoras existe uma ponte de aferição para cada circuito de corrente, permitindo o uso de equipamentos auxiliares sem a necessidade de desconexão de condutores.

Polo de neutro

Consiste em uma tecla ou lâmina continua fabricada em latão especial extra duro ligando os terminais de entrada e de saída da chave.

Teclas de acionamento das facas

Injetadas em material plástico isolante de alta resistência a fim de proteger o operador de tocar nas partes condutivas. São projetadas com design para uma abertura mais ergonômica e podem ser configuráveis com cores diferenciadas, identificadores de circuito e pinos de inter-travamento mecânico para abertura de duas facas ao mesmo tempo.

Terminais de ligação

São produzidos em latão com tratamento superficial e ótima condutibilidade elétrica permitindo uma ligação firme e segura dos condutores.

Montagem e ligação

A montagem das chaves KEY-S são efetuadas frontalmente em painéis e conjuntos de medição. Sua instalação é projetada de forma a proporcionar segurança e praticidade para os operadores. Sua fixação é feita através de quatro parafusos M5 que ficam localizados, após a conclusão da instalação, dentro da tampa principal que possui lacre de segurança contra fraudes. A fixação dos condutores é feita em terminais M5, podendo ser feita também por meio de conectores tipo olhal (diâmetro interno mínimo de 4.2mm e diâmetro externo máximo de 11,5mm) ou ainda diretamente através de condutores decapados por meio de placas de fixação de condutores tipo unha existentes nos terminais de ligação da KEY-S. O aperto dos terminais de ligação pode ser efetuado através de chave de fenda convencional ou mesmo utilizando chaves sextavadas tipo cachimbo 5/16”. Os terminais de ligação da KEY-S também permitem a utilização de plugs tipo “banana” obtendo desta forma maior flexibilidade conforme a necessidade dos operadores.”

Opcionais

  • Base estendida centralizada para padrão diferenciado de fixação em determinadas concessionárias de energia.
  • Base estendida para utilização de tomada tripolar para ligação de equipamentos auxiliares.
  • Cores diferenciadas para as teclas;
  • Identificadores de fases nas teclas;
  • Tampa transparente com abas estendida para proteção dos terminais de ligação;
  • Pinos de intertravamento;

Dimensões

Chave Key-S - com Base Padrão Abas de Fixação e Tampa Principal com Aba Estendida

Chave Key S - com Base Estendida para Tomada Tripolar e a Tampa Principal com Aba

Chave Key S - com Base Estendida Centralizada e a Tampa Principal com Aba

Características técnicas

FabricanteKonecty
ModeloKey-S
Tensão Nominal600 V
MontagemSobrepor
Corrente Nominal20 A
Classe de Isolação2,5 kV
Número Máximo de Pólos10